- Novo
No primeiro livro desta trilogia (intitulado Primeiras Impressões), o autor relatou a sua chegada à cidade de Braga, em janeiro de 2002. No fundo, estava mergulhado num processo de sanação curando-se de vários conflitos e situações dolorosas que haviam sobrevindo à sua vida nos últimos anos.
No segundo livro do seu Diário intitulado Entre-ver, ao autor está inmerso num caminho com muitas dificuldades, tentativas e erros, não sem dor e dúvidas, no qual a esperança começa a florir na sua vida, a meio da noite.
Finalmente, neste terceiro e último volume, Subida Ao Monte Carmelo, o autor culmina o seu caminho pessoal para a luz, em razão do qual tera de atravessar as diversas cruzes que lhe foram saindo ao caminho.
Nesta viagem o autor ficou alojado no albergue do convento dos Carmelitas Descalços em Braga. À sua chegada, a comunidade estava a recuperar a figura de um carmelita do século XIX, Frei João d'Ascensão, popularmente conhecido por Fradinho. A sua figura está presente em todas as páginas deste diário como um fio condutor.