As Moradas ou Castelo Interior é mais que um livro. É um símbolo maravilhoso do mistério do homem. É a alma da sua autora, Teresa de Jesus, que se vai movendo e elevando de morada em morada. É um programa – feminino mas batalhador – da vida espiritual do cristão.
É também um livro, o último livro escrito pela Doutora da Igreja, Teresa de Jesus, que, um lustro antes de morrer, depositou nele o melhor do seu saber, aquilo que, na sua experiência, os anos foram decantando e depurando.
Fruto amadurecido da sua última etapa terrena, o Castelo Interior traduz o período definitivo da sua evolução espiritual e completa a mensagem das obras anteriores: Vida e Caminho de Perfeição. O relato autobiográfico da Vida tem, agora, uma nova versão, mais sóbria e discreta, disfarçada no anonimato e integrada pelas experiências do último decénio. Da mesma maneira, a pedagogia do Caminho ultrapassa agora as tentativas de treino na vida espiritual, para remar até ao mais profundo do mistério: a plenitude da vida cristã.
Tomás Álvarez