Caminho de Perfeição é um livro de formação espiritual, escrito por Santa Teresa para as suas monjas. É o primeiro livro formativo que brota da sua pena. As suas páginas, escritas com total espontaneidade, como se de uma carta íntima ou de uma conversa se tratasse, estão carregadas de paixão.
Entre os méritos literários e pedagógicos desta obra destacamos, em primeiro lugar, o estilo coloquial adoptado por Teresa, que escreve “falando” com as suas leitoras, dialogando com elas, como se estivesse no capítulo conventual ou no recreio.
Em segundo lugar, Teresa tem uma vontade permanente de ligação à vida. Escreve a partir da experiência vivida e não de pressupostos conceptuais. “Não direi coisa alguma que não saiba por experiência”, assegura no prólogo.
Em terceiro lugar, as linhas mestras do seu magistério espiritual: amplos horizontes eclesiais para alicerçar a própria vida espiritual sem a confinar; virtudes e atitudes concretas inspiradas no Evangelho, que sirvam de húmus adequado à oração e à vida interior; vida contemplativa do grupo ao redor de Cristo, mestre de oração, adoptando como manual de base a lição do Pai-nosso. Tudo isto impregnado de um permanente sentido de Deus, que chega como um fluído ao leitor actual. (Tomás Álvarez)